segunda-feira, 29 de julho de 2013

Terceiro filho. Segunda gravidez

Sim, grávida do terceiro filho e, agora, na segunda gravidez. Olá, gestação completamente diferente da primeira, é claro! Eu sou outra, eu já sou mãe, e até os sintomas são diferentes.Tudo novo, mas não tão estranho assim. Por isso, vamos ao resumo do que aconteceu, o que está acontecendo e o que ainda está por vir.

IMG_6020
Nós quatro em um passeio no sábado passado

- Quem lê o blog sabe, obviamente, que queríamos ter outro filho. A nossa ideia era tentar fim deste ano, início do ano que vem. Mas sabe aquelas escapadas que acontecem de vez em quando, e você acha que não vai acontecer nada? Então, bastou uma única vez. Rá. De qualquer forma, ficamos super felizes, um pouco preocupados, é claro (em como a vida vai ser daqui pra frente, a situação financeira, etc), mas felizes demais, a gente sabe que tudo vai dar certo no final. Eu também acho que estava querendo muito ter outro, muito mesmo, quase obsessiva e isso chamou a situação toda.

- Fiz o teste de gravidez em uma quarta-feira qualquer depois de alguns dias de atraso. Marido chegou do trabalho com o teste mais caro da farmácia nas mãos, segundo ele "pra garantir". Demos o jantar das meninas, depois ele foi dar banho nas duas, e resolvi fazer o teste com todo mundo junto. Eles três no box, enquanto eu fazia xixi na fitinha. Deve ter passado uns cinco segundos até as duas faixas ficarem azuis e eu fazer um "hã" alto. "Tô grávida", abri o box e vi a reação do marido, rindo, sem saber o que fazer. "Sério?". "Sério!" e ele grita: "Vocês vão ter um irmãozinho, ou uma irmãzinha!". É claro que elas não entenderam nada e só nos restou um abraço forte pra nós. Eu sentei na privada de novo e percebi que eu tremia um pouquinho. "Meu Deus, estou grávida de novo! Que loucura!". Chorei um pouquinho e ri de alegria.

-  Antes mesmo do teste de gravidez de farmácia dar positivo, já sabia que estava grávida. Peito aumentou logo, me senti inchada, enjoei com cheiros, parte de baixo da barriga firme, e algo dentro de mim sabia, é claro. Na gravidez das meninas, eu também sabia, mas depois de dois testes negativos (inclusive um de sangue) eu não tinha certeza de nada, e estava insegura por ser a primeira vez. Senti muitas cólicas, agora já não. Só um pouco, mas nada que me assustasse. Náusea tá aqui, sim senhor. Então, tento comer logo quando acordo para não dar gás pro enjoo.

- Tenho ficado com muito sono, esse é difícil de combater, e a náusea é constante, ou seja, manhã, tarde, noite. Mas, a vida continua, preciso cuidar da casa e das meninas. As costuras estão mais paradas. Depois do almoço, sempre tento deitar um pouco para descansar, mas não durmo porque tenho medo de perder o sono da noite. Então, tenho dormido umas 22h, o que ajuda. E as meninas acordam entre as 7h e 8h, então é tranquilo. Tento ir com elas no parquinho, sair para caminhar um pouco, o cansaço bate sempre. Tenho pedido ajuda pra minha mãe, às vezes, e ela está tentando vir aqui uma vez por semana. E se a gente fica em casa, acabo ficando no sofá e elas querem atenção, e começam a brigar e o caos chega rápido. Por isso, mãe não pode parar, minha gente!

- É incrível como a segunda gravidez é diferente da primeira. A gente já sabe o que esperar, fica mais segura, não se preocupa tanto, não se impressiona tanto, tem segurança nas escolhas. Estou bem tranquila, sem muitas expectativa, sem muita empolgação com o enxoval (ainda que já tenha comprado a primeira roupinha do novo bebê), mas já baixei um aplicativo no meu celular (o do Baby Center) para acompanhar os dias da gravidez. Sem falar que essa gravidez vai ser completamente diferente porque é uma gestação única e não gemelar. Então, estou empolgada também por existir esse elemento "novo".

- Ah, sim: tenho certeza que é um só. Na gravidez das meninas, o primeiro ultrassom também indicou apenas um embrião, mas fiz com seis semanas, em um clínica genérica. Dessa vez, fiz uma ultrassom em uma clínica especializada em avaliação fetal e já com 8 semanas, o que daria pra identificar bem uma gravidez gemelar. Confesso que fiquei pensando na hora do ultrassom: "Olha, lá ele sozinho no útero, tadinho, tanto espaço pra crescer" e senti falta de algo. Pensávamos na possibilidade de serem gêmeos de novo, ainda que fosse super raro, mas estávamos tranquilos. Mas também queria ter a experiência de uma gestação única.

- Outra coisa diferente: não vamos querer saber o sexo do bebê antes do parto. Para desespero da família, que já está morrendo de curiosidade. Não temos preferência, vamos ficar felizes com um menino ou uma menina, então vamos apostar na surpresa e na emoção de descobrir na hora em que ele ou ela nascer. Enxoval unissex, aí vamos nós!

- Vou tentar um parto natural, ou seja um VBAC (do inglês, vaginal birth after cesarean). Já estava pesquisando antes mesmo de engravidar, procurando médicos, especialistas, teorias, dados científicos, relatos, tudo o que eu tinha direito.

- Mudanças alimentares: já cortei refrigerantes e adoçantes. Mas dessa vez não vou cortar o café, uma xícara de manhã é combustível necessário no momento. Estou enjoada, mas com muitos desejos, coisa que também não tive na gravidez das meninas. Couve, sorvete, queijo, coxinha de camarão, sushi são os mais requisitados no momento.

- Vou fazer a Contagem Materna, com as semanas da gravidez, de novo e postar tudo aqui, é claro!

- Acho muito louco que eu tenho ficado grávida justamente quando as meninas aprenderam a falar "neném". Todo dia a gente repete pra elas: "tem um neném crescendo na barriga da mamãe". Isabella já tentou procurar debaixo do vestido e Maria já fez um carinho na barriga. Não sei se elas entendem, mas a gente ensina.

- Tá bom por hoje, mas tem muito pra dividir daqui pra frente. Aguardem e confiem.

Não posso deixar de gradecer as mensagens lindas que recebi aqui, facebook e instagram! Obrigada a todos pelo carinho e os pensamentos positivos. Chorei com muitos deles, fiquei muito feliz e cheia de amor por aqui. Obrigada, obrigada, obrigada!

26 comentários:

  1. Parabéns! Saúde para o neném e para as mocinhas tb!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, realmente gestação única é muito diferemte... a minha primeira de um bebê só, foi muito mais tranquila apesar de ser a primeira, fui sentir a energia sumir, a azia, o refluxo a dor nas costas... lá no final, agora desde os 5 meses estou com todos esses sintomas e mais insônia e dificuldade pra dormir, barriga que endurece toda hora, mais repouso (que nem sempre é possível quando se tem outro filho),estou com 24 semanas e contando os dias pra chegar ao final... minha barriga de 6 meses é a de 9 de um só, acho que é por isso que o desconforto é maior, quando bate o desespero leio seus posts daquela e vejo que voce também passou por tudo isso e que tudo passa!!!!Bjs e tudo de bom pra ti!!!

    ResponderExcluir
  3. Tati, você me inspira. Que o bebê traga ainda mais felicidade e paz para o seu lar e sua família!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo novo neném, pela linda família e pela forma incrível que você administra tudo isso! Ps.: Adoro o blog e a forma como você escreve. bjs

    ResponderExcluir
  5. Tati,
    Tô sempre por aqui, caladinha, só observando. Não sou mãe, não estou grávida mas adoro ler suas descrições de família moderna. Dia desses estava na frente da igrejinha (cenário do meu casamento) e vocês passaram de bicicleta por mim. Confesso que parei um instante só para admirar vocês! Hoje resolvi escrever porque, como leitora, sabia que você queria um terceiro filho e te admiro imensamente por isso. Meus parabéns!! E agora estarei aqui, de camarote, lendo suas próximas aventuras e desejando que elas sejam tão felizes quanto as das gêmeas. Parabéns mamãe!! Beijo carinho, Bianca Estrella.

    ResponderExcluir
  6. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
    Vou dizer, vim ver as fotos mas não comentei, JURO que enquanto lia fiquei pensando, quero saber mais, conta mais, e o conta mais veiooooo
    Que LINDO, vibrei muito quando LI, fiquei feliz, lembrei do nosso papo a meses atrás sobre esse assunto, é incrível quando desejamos e dá certo, e vem, e acontece.
    Vocês merecem mais este ser lindo que com certeza vai completar TUDO e mais um pouco.
    Agora posso te chamar de MEGA MAMI, kkkkkk
    Sabe que mesmo sem querer engravidar denovo já me peguei imaginando algumas vezes como seria? Principalmente porque penso que a segunda gravidez deve ser muito diferente, já nos sentimos mais seguras.
    Vou acompanhar TUDO! =D
    Beijossssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Parabéns....essas escapadas são fogo...da minha filha foi exatamente assim! kkkkkk
    mas acho que virá um menininho em rs bjooo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Tati! Com certeza será bem diferente mesmo.
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  9. Tati, parabéns!! Parabéns! Parabéns!
    Li o post anterior na semana passada, na correria, fiquei muito feliz por vcs, até pq eu quero tanto uma segunda gestação (mas não podemos agora, senão, já teria encomendado), que sei mais ou menos como vc se sente.
    Felicidade pura, estou muito feliz por vcs!

    Não pude acompanhar a gestação das meninas, então farei de tudo para vir aqui todos os dias e ver as novidades.

    Eu tbm quero um VBAC, então, estou de olho em tudo o que vc disser!!!!

    Beijos grandes, parabéns novamente!!!!

    ResponderExcluir
  10. Sempre damos conta do recado...Vai dar tudo certo!Bj grande

    ResponderExcluir
  11. Ai to tão empolgada com a tua nova gravidez hehe to louca pra saber tudo, vou acompanhar tudo, de novo, como na gravidez das meninas.

    Não sei porque antes não tinha tanta vontade de comentar, ficava só lendo, um pouco de vergonha talvez (?), mas sempre amei o blog. Agora sinto vontade de vir aqui e falar, falar, falar...vai saber.

    Mais uma vez parabéns por esse bebêzinho. Tenho certeza que vai ser uma gravidez tranquila (na medida do possível, com duas irmãs mais velhas cheias de energia).
    Que tu consiga mesmo teu parto natural, já é o que te desejo daqui pra frente, que tudo corra bem para tu conseguir passar por esse momento. Acho que um parto é algo único, uma experiência transformadora. Na torcida.

    E quanto as meninas, tenho certeza que elas já sabem que vem um neném por ai. Os anjos sentem.
    Adorei sobre não saber o sexo...eu já tenho decidido há um tempo que também não vou querer saber, numa futura (espero que próxima) gravidez.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Lindo Tati. Eu também tenho pensado em aumentar a família. Mas a primeira gestação e parto me fazem colocar o pé no freio. Parabéns pelo novo bebê, pelacontrução da tão sonhada família grande. E que a gravidez seja muito saudável e tranquila. Bom acompanhar vcs. De perto (bsb) e longe ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  13. Que notícia linda, Tati!
    Um novo bebê na casa é sempre uma alegria enorme. Parabéns!
    bj,
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Muito legal sempre ver como vc leva a vida de uma forma leve e positiva!! Esse bebê só vem somar e já imagino que coisa mais linda será ver essas duas com eles!!

    Uma perguntinha prática: onde vc comprou esse sapatinho das meninas? Achei o máximo! Como minha filha anda preguiçosinha para começar a andar, acho q um sapatinho assim daria mais firmeza pra ela!

    obrigada e parabéns, de novo!!


    Tati

    ResponderExcluir
  15. Oi Tati, creio que é a primeira vez que comento no teu blog, apesar de já cá ter vindo várias vezes. Parabéns pela gravidez do 3º bebé. Que corra tudo bem e o vosso bebé venha ao mundo gozando de perfeita saúde. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Sou leitora assídua do blog e eu nem sou mãe ainda. Mas acompanhando sua rotina e sua alegria, me sinto inspirada e com uma certeza maravilhosa de que serei uma boa mãe, já que estou tentando. Você passa uma segurança e uma paz. Parabéns pelo terceiro baby, que ele ou ela venha com muita saúde que tudo fique bem, como você já provou que é possível. Um super beijo com carinho. (Acho que moro perto de você, quando estiver grávida quero poder te visitar)

    ResponderExcluir
  17. Que lindo!Parabéns!leio seu blog todo santo dia!kkkk!Fico feliz por ver essa família linda e moderna aumentando!
    Beijos Pri!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns de novo e de novo. Me emocionei com o relato do seu positivo. Imaginei toda a cena das meninas no chuveiro (nao imaginei o marco, tá?) e vc dando a notícia. Chega deu um arrepio.

    Qto a não saber o sexo do bebê, ridículo. Como é que vc vai montar enxoval, arrumar o quartinho, escolher nome, fazer chá de bebê?
    Sexagem fetal já!
    Ahahaha

    Bjo.

    ResponderExcluir
  19. PARABÉNSSSS, ACOMPANHO O BLOG DESDE QUANDO ENGRAVIDEI E VC ESTAVA GRÁVIDAS DAS MENINAS, ESTOU MUITO FELIZ POR VCS!! :) SE TE INTERESSA, TEM UM GRUPO NO FACEBOOK VBAC https://www.facebook.com/groups/286813214666709/ TEM BASTANTE GENTE ENTENDIDA DO ASSUNTO POR LÁ.

    BJUS

    ResponderExcluir
  20. Oi Tati,

    Fiquei muito feliz em saber que as meninas vão ganhar um/a irmaozinho/a!
    Entrei na 22ª semana e to me sentindo cansada, pesada e nao vejo a hora da Helena nascer.
    Ben anda muito arteiro e querendo muito a atenção da mamãe. E eu querendo aproveitar os últimos meses dele como filho único!
    Vou tentar o PN tambem. Ben veio de cesárea. Esperamos 40 semanas e 1 dia, e como nao tive dilatação, bolsa rompida e nem nada que indicasse que ele estava chegando, recorremos a cesárea. Quando nasceu descobrimos que ele tinha um cordão umbilical muito curtinho e nao encaixaria mesmo.
    Depois que o bebe mexe dentro da gente, todos aqueles sentimentos da primeira gravidez voltam.. E é uma delicia! Aproveita muito as meninas, aproveita muito este baby que esta ai dentro pois em alguns meses voces serão 5!
    Muito mais amor para essa familia linda!

    Um beijo grande Aline e Ben

    ResponderExcluir
  21. Que alegria!!! Tati, parabéns!!! Te desejo uma gravidez tranquila, e que você curta cada momento. Vamos querer saber como é passar pelos incômodos do barrigão tendo duas filhas sapecas. Geralmente tem toda aquela história de preparar o irmão mais velho pra chegada do mais novo, ensiná-lo a dividir a atenção dos pais com um novo bebê. Mas to aqui pensando que como as suas filhas já sabem dividir desde o início deverá ser mais fácil.
    Parabéns!!!
    Tudo de bom!
    Rita

    ResponderExcluir
  22. Parabéns!!! Muitas felicidades para vcs 5! lembro que na sua primeira gravidez já te acompanhava e escrevi um comentário com os mesmos parabéns. Uma viagem deliciosa apenas se inicia, Tati. Desejo uma gestação maravilhosa e um parto dos sonhos (sim é possível!). Vai contando tudo aqui e quem sabe eu animo em ter o segundinho logo (a minha baby completou 1 ano agora).
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Olá! Cheguei até aqui porque vi as fotos do seu apê no "quero ser vintage"e tive a impressão de te conhecer...Morei em Brasília alguns anos e estudei no CMB e na Catótica (Fisioterapia)... Consigo, remexendo a minha memória, te ver com o uniforme do Colégio Militar. rs Bem, de qualquer forma, adorei seu blog e vou continuar lendo tudo. Parabéns pela família linda! Também adorei seu apartamento. Bem colorido e alegre como o meu! Beijos. Helene Marques

    ResponderExcluir
  24. Oi Tati! Gostaria de saber quanto você engordou na primeira gravidez, se recuperou tudo depois e como você lida com a questão do peso nessa nova gravidez! Estou acima do meu peso e descobri hoje que estou grávida! Estou MUITO feliz, mas preocupa em fazer o melhor! Gostaria da sua ajuda! Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Eu e minha esposa vamos ter o terceiro filho e estou desesperado. Heeeeeeeellllllppppp me

    ResponderExcluir
  26. Nossa, quando li sua história me surpreendi. Tb tenho um casal de gêmeos de 02 anos e agora descobri que estou grávida. Fiquei feliz e preocupada ao mesmo tempo, Não sei ainda se vou ter um ou dois novamente!!!!! Mas vamos lá né!!!! Tb achei que nãp fosse acontecer mas, aconteceu......Só peço a Deus que me dê muita saúde e pique para dar conta de tantas responsabilidades. Parabéns pela família linda.

    ResponderExcluir