terça-feira, 20 de agosto de 2013

Razões para ter um filho

Existem mil e uma razões para ter um filho e outras tantas para não tê-lo, mas não é sobre isso que vou escrever aqui. Acho que a decisão de trazer alguém para o mundo é muito pessoal, depende muito do casal, e às vezes o filho chega como surpresa e nem dá tempo de pensar em motivo algum. Eu sempre achei que iria ter dois filhos e só, um casal de preferência, como é o básico e ideal culturalmente falando, nunca me imaginei mãe de três, com menos de três anos, mas tanta coisa muda no meio do caminho e aí está a delícia de viver. Vejo tanta gente com medo de dar o próximo passo, tanta gente me chamando de louca e corajosa (o que eu super concordo, by the way), que gostaria de compartilhar a minha experiência e tentar explicar algo inexplicável: a vontade de ter mais filhos.

Sem título

No começo deste ano, estava conversando com um casal que também tem gêmeas e acompanha o blog durante uma visita deles pra Brasília, e a Grasi me fez uma pergunta muito simples: "Mas, você quer ter outro: por quê?". E eu respondi: "Não sei, não sei porque. Acho que me sinto tão feliz, tão completa com duas, e isso deveria bastar, mas quero mais". E no banco de trás do carro, o Rodrigo, marido dela disse: "Mas filho é isso, não precisa de explicação. Se você quer, quer e pronto". E aquilo fez um sentido enorme pra mim! Era isso, eu queria e  bastava, não precisava ficar pensando no trabalho, em como ia ser difícil, no aspecto financeiro e etc. É aquela coisa de se você quer muito, o universo conspira ao seu favor. Pois querer muito era razão suficiente pra mim.

Sem título

Existiram outros motivos também, é claro. Depois que as meninas nasceram rolou todo um processo, que é normal entre as mães de primeira viagem, de aceitação do meu papel de cuidadora. E a partir do momento que eu me entreguei, aceitei que ter filho dá trabalho e pronto, que eu não vou poder ir e vir como antes, que eu fiz uma escolha, blá, blá, blá. Ter filho não foi mais algo trabalhoso, ou até mesmo um fardo como muita gente pensa. Fazia parte da nossa família, ser tornou natural pra gente. Elas estão incluídas em tudo e fazem parte do todo. É claro que é cansativo, mas não é um problema. Dá trabalho? Sim. É difícil? É. Mas essa é a nossa família agora e a partir do momento que você para de focar neste aspecto da parte chata, fica divertido e torna-se parte de quem você é também. E eu também tenho a teoria de que com a nossa experiência com duas, um bebê só não vai ser tão difícil assim. Será?

Sem títuloSem título

Existe uma razão muito forte também para não só querer ter outro filho, como ter coragem de pular rumo ao desconhecido, que é o meu marido. Se ele não me ajudasse tanto e fosse um pai tão maravilhoso, com certeza, não estaria nem cogitando essa ideia. É ele quem levanta à noite quando uma delas chora, é ele quem dá o jantar e o último banho do dia, que me ajuda sempre e em tudo. Sem ele, felicidade, você não existiria. Portanto, aqui estamos nós. É porque sou tão feliz como mãe, tão feliz tendo uma família, que queremos mais!

Ah, tem uma coisa que ajuda muito também: dormir a noite toda. Quando os bebê dormem a noite toda, a coragem aumenta! Sério.


15 comentários:

  1. Adoreii...esse post caiu como uma luva pra mim,rsrs! Eu sou mãe de uma menina de 3 anos a Gabi e ela vem me pedindo uma irmã a Valentina (nome que ela escolheu) Ai estava preocupada com todas essas questões que você citou, rsrs. Mas também não pensou em outra coisa tenho sonhado todas as noites que estou gravida, inclusive já sonhei com gêmeos. Obrigada Tati, e parabéns pela bela família que você está formando. Beijos Luana

    ResponderExcluir
  2. Olá! Concordo com você em tudo. Tive duas filhas, com diferença de 1 ano e meio entre elas. Quando a segunda nasceu, me deixava muito triste cogitar a hipótese de nunca mais ficar grávida, carregar outro bebê na barriga. À medida que ela crescia, também me entristecia pensar em nunca mais acalentar um recém-nascido, fazê-lo dormir no colo. Elas são muito boazinhas, obedientes, dormem a noite toda e tudo isso me encoraja a tentar mais um. Meu marido também é um pai muito presente. Quero tentar um menininho, mas se vier mais uma moça, ótimo! Mais economia com as roupinhas!!

    ResponderExcluir
  3. Tati, um bebê só deve ser mais fácil mesmo, mas sem querer atrapalhar tua coragem (até porque nem acho que consigo hehe), será um bebê e duas crianças, né? ;)

    Resolver ter filho não foi uma coisa assim "querer e pronto" pra mim. Na verdade foi um longo processo de reflexão e escolhas. Até já escrevi sobre isso e quando engravidar vou provavelmente escrever de novo.

    Beijos,
    Clarice
    (@sanatoriogeral no instagram hihi)

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com vc, tenho gemeos e queria mais um sim, pq não... Mas vendo de fora eu acho q te motiva tbem deve ser a vontade de ter um parto natural, amamentar exclusivamente coisas que com gemeos parecer ser algo impossivel. Eu quero outro sim mas nao agora meus bebes tem 1 ano e 6 meses, acho que pra mim não daria conta de tudo. beijos na duplinha linda.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa muito louca me acontece quando leio esse blog: quero ter filho imediatamente. Nunca fui dessas pessoas 'meu sonho é ser mãe' mas a vontade tá batendo. Nem a trabalheira que eu vejo aqui, nem os almoços, as aventuras, nada me desanima... deve ser o amor que você consegue transmitir. <3

    ResponderExcluir
  6. Realmente não tem explicação,é uma necessidade e pronto! Eu já tenho uma filha de 18 e um filho de 13,sou livre,posso sair e dormir a hora que quero,mas tenho essa necessidade de ter um bebe. As pessoas também dizem que sou maluca,sei do trabalho,mas nada disso importa,porque a necessidade é mais forte.Bjsss.

    ResponderExcluir
  7. Muitas doses de coragem,amor,paciência um cadim mais de amor ...e por ai vamos ...desempenhando esse nosso papel de mãe.Sempre dá certo.Bjs

    ResponderExcluir
  8. Tati, as suas filhas são lindas demais! E adoro o jeito que você escreve, você nos mostra uma simplicidade na forma de cuidar das suas filhas. Lá em casa somos 4 irmãs, e isso assusta todo mundo de fora. É um tal de "4 é muito, é demais!" ou "Nossa! Mas só mulher? E 4? Coitado do pai!". Mas não gostamos desses comentários, e a minha mãe fica uma fera quando alguém diz que meu pai sofre tendo 4 filhas mulheres. A verdade é que amo ter as minhas irmãs. Somos muito diferentes em alguns aspectos, mas muito unidas.

    Você ainda ouvirá muitos comentários, porque atualmente "3 filhos é demais". Mas o seu amigo Rodrigo tem razão.

    Tudo de bom nesta sua gravidez! Beijos, Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Lindo! Acho que só quem convive com crianças tão de perto consegue perceber o privilégio que é cuidar delas, vê-las crescer e se desenvolver.Perceber a pureza que tem e o quanto precisam de nós e nós delas! É bom demais!! bjs Tati

    ResponderExcluir
  10. Eu também me descobri como mãe...sou uma outra pessoa...quero muito engravidar de novo, tendo um bb de 1 ano apenas...as pessoas dizem que sou louca...e eu não sei explicar o que é isso.Eu sempre dizia aos quatros quantos do mundo que só terei um e nada mais...ai me vejo nesse dilema...Mas meu esposo disse-me que não quer mais filhos, pois já tem 4, 3 do antigo casamento e 1 comigo...E olha que ele me ajuda em tudo...Acho que é pelas noites mal dormidas que ainda continuam...
    Beijos nas piquenas...

    Naiara

    ResponderExcluir
  11. "Mas filho é isso, não precisa de explicação. Se você quer, quer e pronto". Interessante a colocação do Rodrigo. Costumo dizer isso tbm, só que com uma ressalva: "Mas filho é isso, não precisa de explicação. Se você NÃO quer, NÃO quer e pronto". Pois é, dificilmente vejo alguém questionando a uma pessoa o porquê dela ter mais um filho, mas se alguém não os quer, nossa, as pessoas não entendem e exigem uma/várias explicação. Admiro as mulheres mães que planejam seus filhos, que se preparam para recebe-los, que os desejam e cuidam. Eu não quero ter filhos, e mesmo assim visito seu blog, porque gosto desses diários de família, acho legal. Na verdade quando procurei por família moderna no google, esperava encontrar uma família de dois, alguns cachorros e papagaios, e aqui estou eu, uma pessoa sem vontade de ter filhos, num blog materno, rsrs. Desejo saúde, paz e muito amor pra sua família linda e grande^^

    ResponderExcluir
  12. Eu e meu "namorido" nos inspiramos muito com esse seu post eu ja tenho um menino de 8 anos mas sinto uma necessidade gigantesca de ter outro meu namorido nao tem e quer muito so que 4 mas decidimos depois de suas palavras que a largada foi dada. Muita sorte e felicidade para voces sigo voce no instagram e minha alegria e ve as suas meninas descobrindo o mundo. :**

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz por voceis que tens vontade de ter filhos, tenho 28 anos sou casada 6 anos eu meu marido se damos muito bem ... Ele sempre pergunta quando vamos ser o nosso .. mas eu sempre respondo vamos esperar mais um pouco.... Mas na realidade não tenho vontade de ter filho eu acho que eu não tenho dom acho tão emocionante a maternidade .... . Vamos ver quem sabe mais pro futuro entrego nas mãos de DEUS... Beijos..

    ResponderExcluir
  14. O que fazer com marido que quer engravidar a esposa de novo sendo que ele não ajuda a cuidar da bebe de 4 aninhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversar muito e expor seu lado,pedir e exigir que ele ajude tb ;)

      Excluir