terça-feira, 17 de setembro de 2013

Grávida e reclamona

O post Grávida e Charlatona teve tantos comentários que acho que vou fazer uma série "Grávida e ..." qualquer adjetivo. Talvez não, porque grávida é assim mesmo, confusa, mas vamos ao que interessa:

Eu acho que uma vez que você recebe aquele teste positivo, começa a aparecer dentro de você uma fonte infinita de reclamação, que preciso te alertar, amiga, não vai embora! Porque mãe reclama, é natural. E eu tenho muito medo de ser uma mãe reclamona, confesso. Aliás, estava achando que eu estava fazendo isso demais no instagram, ultimamente. Porque vejo tanta gente reclamando do filho doente, do caos, do trânsito, da criança que não dorme, da rotina, que o filho não come... e aí vai. E vamos combinar: quem nunca, né?  Enquanto, por outro lado, tem outras mães que o mundo é lindo e perfeito, posta fotos maravilhosas do filho brincando de forma lúdica e educativa, super arrumado, com a roupa mais linda, comendo sozinho sem bagunça, sem estresse. E olha aí, às vezes, eu acho que me encaixo nos dois. Mas, não queria estar totalmente em nenhum dos dois lados.

É claro que eu ando mais reclamona, estou mais cansada e isso já é motivo suficiente. E mãe tem todo direito de reclamar. Mas eu fiquei pensando mesmo sobre isso depois que vi o comentário de uma pessoa, que gosta de ler blogs de maternidade (inclusive este) falando que as blogueiras "pareciam viver num mundo perfeito, que a realidade era muito diferente", E eu comecei a pensar: será que eu passo isso? Será que não é melhor eu mostar mais a vida como ela é? E foi o que eu acho que estava tentando fazer. Pois bem, daí eu me tornei a reclamona.

Sem título

Ontem foi um daqueles dias difíceis. Maria queria colo o tempo inteiro, é claro, ainda um pouco doente. Elas mexendo em tudo, ignorando os meus nãos, dormiram pouco, as duas brigando por quem iria mexer na mangueira. E, sim, as meninas que comem super bem e de tudo, me fizeram perder a paciência no almoço com constantes choros de sono e bagunça. Até que a Maria para e vomita todo o salmão com abóbora no meu colo. Pequeno caos nosso de alguns dias. Não tão perfeito assim, de fato.

Eu tenho uma conhecida que adorava falar sobre a vida perfeita de mãe dela e como o filho era maravilhoso e não dava trabalho, menino bonzinho mesmo, não parecia dar problema. Era tudo sempre tão bem, que eu no auge da loucura com duas meninas com poucos meses, me perguntava, como pode? Como ela consegue ser tão segura assim? Não tem problema? Eu também via outros blogs e pensava "nossa, mas ela consegue amamentar tão maravilhosamente e os filhos dela são tão politicamente corretos, por que eu não consigo?". Até que um dia aquela conhecida me mostrou que nem tudo eram flores depois que vi ela passar por uma crise, e conheci outras blogueiras que passavam exatamente pelo que eu passava e vi que a tal da perfeição não existia.

A verdade é que todas nós passamos por momentos difíceis, todos os dias. Às vezes, os dias são mais bonitos e em outros mais cinzas. Há dias que a gente se tranca no banheiro e chora um pouquinho, perde a paciência, desanima, se sente a pior mãe do mundo. E quem não sente isso só pode estar passando por um problema grave ou estar muito distante da maternidade. E, é por causa desse caos que bate na porta de vez em quando, a gente reclama. Às vezes, para desabafar, mas quase sempre para não se sentir sozinha. E, sim, todo mundo sabe, que os dias tranquilos vem muito bem. E a gente sente a felicidade no peito, o amor infinito e, quase sempre, chora um pouquinho também.



20 comentários:

  1. Não existe um lar perfeito mas sim um perfeito lar e no perfeito lar acontece de tudo : noites mal dormidas , bebê que não gosta de papinha salgada , vazar cocô da fralda até o cabelo rs , mau humor, bom humor , amor, briguinhas , abraços , confusão , bagunça, nariz entupido, inalação 2h30 da manhã, preguiça de lavar roupa , preguiça de tirar a roupa do varal , e tudo mais que envolve um lar com filhos mas o amor sobretudo é gigante . Adoro seu blog ! e fico feliz pela meninas que tenham a mamãe em casa :) fui muito feliz na minha infância tenho ótima lembranças ! piquenique, parques , passeio , hora da lição ! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindas palavras! Adorei e acho que você resumiu bem. Espero que as meninas tenham mesmo essas boas lembranças. Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  2. Dificil agradar todo mundo, vai ter sempre alguem pra criticar seja mostrando uma vida perfeita ou a vida real. As vzs eu tenho receio de passar isso tbm no meu ig, umas amigas uma vez comentaram isso, perguntaram se tinha uma hora q eu nao tava cansada, desesperada, arrancando os cabelos, pq minhas fotos tudo era tao lindo! Dai eu respondi q os dias q nao posto foto, as vzs, sao os meus dias ruins e nao acho graça compartilhar certas coisas, nao tenho vontade ou reservo pras pessoas proximas. Ninguem é perfeito mesmo por mais que pareça, qual graça teria os dias bons se os ruins nao existissem né?! Pode ficar tranquila que vc passa bem as duas faces da moeda, pelo menos pra mim. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Lili! Eu ficava pensando se compartilhava ou não, e ainda penso, ou não penso, mas o fato é que no fundo somos todas iguais. Todas temos momentos difíceis. E é aquela coisa, sem querer ser masoquista, mas se você não tá sofrendo nem um pouquinho é porque não está fazendo a coisa certa ;)

      Excluir
  3. Isso tudo é tão normal,quem não tem problemas? Quem não reclama? A diferença é que tem pessoas que só conseguem ver o lado ruim das coisas ou se preocupa demais com tudo.Nós temos que aprender a levar a vida com mais leveza e deixar para se preocupar com situações realmente sérias,como os casos de doença.Suas filhas são lindas! Bjsss.

    ResponderExcluir
  4. oi Tati, eu li teu outro post e os comentários e achei engraçado pq eu achei que essas questões todas de gravidez, palpites, encheção de saco, neuras mil fossem coisa de grávida de 1a viagem, mas to vendo que volta tudo na 2a vez né???? Affff já me canso só de me imaginar quando minha vez chegar!! Eu acho que gastei energia demais lendo um zilhão de blogs sobre parto, gravidez, criação de filhos, amamentação e agora que minha filha tem 1 ano e 3 meses realmente acho que dei importância demais a algumas coisas... Tive um parto normal com intervenções e foi sensacional! Amei a experiência e quero de novo, mas não to mais a fim de fazer disso uma guerra, sabe? Mesma coisa com amamentação! Amamentei mais de 1 ano, foi maravilhoso, mas não queria ter sofrido tanto e perdido meu sono pensando se conseguiria amamentar mais de 6 meses ou não. Caramba, se a gente não tomar cuidado cria só motivos de frustração pra gente! Sei lá, fui relaxando e acho que não me importaria tanto mais com esses palpites desnecessários numa 2a gravidez. Hoje em dia se eu leio uns 5-6 blogs é muito... Fui criando meu jeito, minhas crenças e deixando de lado muito radicalismo. Melhor deixar rolar, falar menos e evitar discussões acaloradas, como você mesmo disse! E que seja do jeito que vocês quiserem! Ninguém tem nada com isso!! bjs Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Acho que na segunda vez tem a encheção de saco, mas a gente aprende a filtrar. Também acho que com a experiência a gente também não se cobra tanto e tem mais confiança nas nossas decisões. Também não quero mais tanta guerra, mas ainda sim é difícil sair do caminho convencional. Mas acho que isso sempre vale a pena, é sempre bom ser diferente e seguir o caminho que você escolher. Obrigada pelas palavras :) Beijos

      Excluir
  5. Pois é Tati, ser mãe é assim mesmo. Fui blogueira por muitos anos, e acho que no fundo o blog acaba virando uma maneira de mostrar para nós mesmas que somos felizes, sabe? Porque tem momentos que o cansaço é tanto, os motivos pra estar triste são tantos que chegamos a duvidar se somos realmente felizes. E aí lendo passagens antigas, vendo lindas fotos, relembrando momentos, percebemos que temos sim motivo pra sorrir. Porque cuidar de crianças sozinha o dia todo é MUITO desgastante, cansativo. Principalmente na idade das suas meninas, que é a mesma idade do meu mais novinho. Eu acho que é a idade mais difícil.Sei que é diferente para quem tem ajuda da mãe, sogra, babá. Mas eu realmente não tenho ninguém, somente o marido quando volta do trabalho. Sei que a maternidade pode até ser mais cor de rosa pra quem está cercada de ajuda, mas para mim é sempre preciso fazer muito esforço pra me lembrar o quando desejei meus filhos e como sou feliz por tê-los ao meu lado. Beijoss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil, Marcia, mas como vale a pena! Acho que ficar se comparando é terrível, cada um tem sua jornada, cada um tem seus dilemas, e a gente tem é que fazer isso mesmo, enxergar que a nossa felicidade está ali na nossa frente. :) Beijos

      Excluir
  6. Também acho Tati, nós não somos perfeitos porque a criação de nossos filhos, ainda mais dois de uma vez seria perfeita? igual na TV, nas novelas de Silvio de Abreu. Tenho um casal de 3 meses, sem empregada, diarista, faxineira e etc, sou solteira. e tenho 3 crianças. cuido sozinha. minha casa é um caos. tem dia que vou tomar banho ás 2 da madrugada, e sou mega feliz!
    Nem tudo foi como eu imaginava e sonhava. Tem horas que entro em curto circuito. Porém é a vida, prefiro posta foto e escrever de sorrisos e alegrias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma inspiração, Iara! E tem que continuar com essa atitude porque no fundo não há nada melhor na vida, essa é a verdadeira felicidade. Beijos

      Excluir
  7. Oi Tati, tudo bem?

    Conheci seu blog e me apaixonei por sua história, sua família, muito lindo seu jeito de criar as meninas e sua honestidade aqui no blog.
    Todo mundo sabe que a vida não é perfeita, mas ela só é boa porque temos esses momentos meios caóticos para nos mostrar isso, senão como saberíamos?
    Gosto de vir aqui até para ler suas reclamações, pois como vc mesma disse assim não me sinto tão sozinha em relação aos dilemas da maternidade.

    Grande beijo,
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Carol! Muito bom ler isso tudo. Obrigada! :) Beijos.

      Excluir
  8. Caí de paraquedas e ainda busco um bom adjetivo para resumir a riqueza de amor r informação que vocês põem em suas filhas e acrescentam em que os lê. Creio que passarei boa parte da minha manhã a ler muita coisa por aqui... Acredito que suas almas, tão ricas de carinho, exalam carinho e nos enchem os olhos de detalhes tão bonitos da pré e pós gravidez. Desejo muita saúde e paz para a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge! Obrigada por todos os comentários e pelas palavras! Parabéns pela Zoe e o Mateo! É uma aventura e tanto, você vão ver. Vou responder seu email!
      Abraços,
      Tati

      Excluir
  9. Oi Tati, gostei muito deste post e é realmente isso, os momentos felizes são muitos, mas os momentos de stress, cansaço, reclamação aparecem e não podem ser tapados com a peneira e fingir que nunca existem. Eu fico mais aliviada depois que li o post, pois pensava que era péssima mãe por ter esses momentos difíceis de vez em quando, culpava-me por isso, pensando que devia aprender a ser uma mãe melhor; é bom saber que há muitas mães como eu: que amam ser mães, que amam demais os seus filhos, não trocam essa felicidade por nada, mas reconhecem que as vezes a paciência vai abaixo. Gosto muito do teu blog. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Tati, adoro seu blog vou aproveitar o espaço aqui para te fazer uma pergunta que nao tem nada a ver com o assunto mas é que eu intendo pouco de net e nao consegui perguntar em baixo da foto..rss Na foto do quarto das suas pequenas no instagram tem 2 cestos organizadores verdes onde vc comprou?bjoo e uma gravidez bem abençoada para vc!!mirela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirela! Comprei no Sam´s Club há algum tempo atrás, lá tem ótimos organizadores, tenho umas caixas que também são de lá. Mas, na Tok&Stok também dá pra achar alguma coisa. Beijos

      Excluir
  11. Mudando um pouco de assunto, acabei de fazer seu pão com manjericão e ficou DIVINO!!!!! Eu e meu marido não paramos de comer!! Haha!

    ResponderExcluir