segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Faça você mesmo - Geleia de Tomate

E aí, todo mundo pronto pro Natal? Nem eu. Tenho presentes para fazer ainda, pacotes para embrulhar e duas meninas doentes. Mas, tudo é possível, especialmente nesta época do ano. Então, vamos nessa! Aí vai uma receita que parece complicada, mas é fácil. E vai bem com qualquer salada, queijo, sanduíche e ceia natalina. Quer impressionar todo mundo da sua família? Faz uma geleia de tomate e leva um potinho com laço pra cada um! É uma delícia e quem não gosta de receber um agrado feito em casa e com muito amor?



Outro dia me deu vontade de fazer geleia. Não sei por quê, coisas de gravidez, eu acho. Então, eu pensei: "vou fazer uma geleia e dar de presente pros vizinhos de Natal". Aquela coisa que as avós faziam antigamente. E aqui no meu prédio tem muitas senhoras fofinhas, então casou. Aí que pensei, "vou fazer pro aniversário das meninas também, de lembrancinha, né? Vai ficar charmoso". Pronto, surgiu o desafio. Porque como diz meu marido, eu não tenho coisa suficientes pra fazer já com duas meninas, casa e costura, né? Mas é que eu gosto de fazer coisas, gente!

Então, fui procurar a receita com a rainha, diva, master plus da cozinha: Martha Stewart. Fazer geleia de que? Morango? Tá caro. Blueberry? Tá caro aqui no Brasil também, Martha. Até que achei uma de tomate. Eu amo tomate, fácil de encontrar, pronto é essa. E não era esse tomate italiano não, era o normal redondinho mesmo. Eba! É essa. Me preparei psicologicamente para fazer a receita, lavei uns tantos potinhos de papinha que eu tinha guardado no fundo do armário no dia anterior e pronto. Organização é a palavra-chave dessa receita. Aí você não faz bagunça e fica fácil, fácil. Então, deixe a pia vazia e limpa (leia-se sem louça suja) antes e começar e separe:

- 1 panela grande
- dois bowls grandes
- duas colheres de sopa
- 1 tábua de corte
- 1 travessa de alumínio grande para colocar todos os vidros para esterelizar

Geleia de Tomate

Ingredientes:
- 4 quilos de tomate
- 800g de açúcar
- suco de 1 limão grande
- duas pitadas de sal.

Rendimento: 10 potes de papinha pequenos (aqueles que vem com fruta, geralmente)

Você vai esterelizar e fazer a geleia ao mesmo tempo, então vamos lá para o passo a passo:

1° passo - Prepara!
Ligue o forno para pré-aquecer em 180°. Coloque todos os potes e as tampas na forma para esterelizar e depois de uns 10 minutos coloque no forno ligado. Ligue o timer para te ajudar (acredite, se não você vai esquecer os potinhos lá), 30 minutos é suficiente. Na panela grande, coloque água para ferver. Coloque duas colheres de sopa dentro do congelador (vazias), elas vão ajudar você a descobrir o ponto da geleia no fim da receita.


2° passo - Cortando os tomates
Lave os tomates e faça um corte em cruz na ponta deles para tirar a pele.

Depois que a água da panela grande ferver, desligue e jogue todos os tomates lá dentro. Deixe por 1 minuto. Encha um dos bowls grandes com água gelada.

Retire os tomates com ajuda de uma peneira e colocando no bowl. E retire as peles com as mãos.

Corte o o tomate na tábua em cubos médios e vá transferindo para o segundo bowl.

Tomates cortados

3° Passo - Mix and match
Misture o limão, as pitadas de sal e um pouco do açúcar no tomate. Vá misturando com uma colher grande e adicionando o açúcar aos poucos.

Depois de tudo misturado, jogue na panela grande (aquela mesma que você usou para ferver a água, mas já esvaziou, passou um pano e está pronta para um segundo uso, Viu? Só sujou uma panela!). Deixe levantar fervura no fogo alto, depois passe para o médio e mexa de vez em quando. O processo de cozimento todo demora uns 40 minutos, uma hora, portanto, paciência.


4° passo - Detalhes, detalhes
Quando a geleia começar a reduzir bem, baixe o fogo e mexa com mais frequência para não queimar.


Se ela estiver perto do ponto, continue mexendo. Se você achar que ela já está meio gelatinosa, com jeito de geleia, pegue uma das colheres que você colocou no congelador e coloque um pouco de geleia.


Volte pro congelador por mais dois minutos. Na hora que você retirar, vire a colher e veja se a mistura corre rápido ou é mais pegajosa, sinta a textura e vá no seu feeling: é ou não é geleia? Se precisar, deixe no fogo mais uns cinco ou dez minutos. Tá pronto? Deixe esfriar um pouco, antes de começar a encher os potes. 

5° passo -  Filling the jar
Encha os potinhos com ajuda de uma concha ou colher grande. Tampe tudo com amor e carinho.


Os potes e a minha barriga

Ligue o forno de novo em 180° e coloque as bandejas com todos os potes fechados lá por mais 10 minutos para terminar de esterilizar. (Eu esqueci os potes no forno e saí de casa! Oi, meu nome é cansaço, mas o único desastre foi um pouco de geleia para fora dos potes, ainda bem! Coloquem o timer de novo. Fica a dica)

6° passo: Decora
Depois dos potes terem esfriado é hora de decorar. Você pode fazer isso bem depois, no dia seguinte, por exemplo. Corte círculos de tecido usando um pires de xícara pequena como medida para quem for usar os potes de papinha pequeno. Cole no topo da tampa e depois passe uma fita.

Produto pronto!
Detalhe da sementinha delícia! Coloque uma tag com o que você quiser e distribua amor em forma de geleia por aí.
A geleia dura 1 ano fechada e 1 mês depois de aberta na geladeira.

A receita original está aqui, fiz algumas adaptações, mas tem dicas boas no vídeo com a diva Martha! E aproveitem o Natal, minha gente!

7 comentários:

  1. Tati, não dá para ver as fotos, aparece "esta foto é particular", acho que só quem tem conta no flickr consegue visualizar...

    ResponderExcluir
  2. Morrendo com a receita, com as fotos... e tudo!
    PERFEITO!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati,eu nunca comi geléia de tomate,mas adoro tomate picadinho com açúcar como tem na foto.A geléia é bem fácil,vou tentar fazer. Boas festas para vc e sua família. Bjsss.

    ResponderExcluir
  4. Tati, você é realmente corajosa em se propor tanta coisa. Vou testar essa receita, adoro tomates! Obrigada por compartilhar! Feliz 2014 pra você e sua família de 5!

    ResponderExcluir
  5. E ai Tati, como foi a reação dos presenteados, com um beleza dessas, cheia de sabor e amor?!

    ResponderExcluir
  6. Fiz a receita e simplesmente não consigo parar de comer!!! Fica uma delícia numa torradinha, mas também com pratos de carnes! Incrível!

    ResponderExcluir
  7. só pra constar a tradução de bowls é tigelas
    https://translate.google.com.br/#en/pt/bowls

    ResponderExcluir