terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Receitinha - Costelinha com Molho Barbecue feito em casa

E aí? Todo mundo super animado com janeiro? Sexta-feira é aniversário das meninas e aqui estou eu sem conseguir escrever um post sobre isso, mas já tenho uma outra dica ótima pra postar aqui enquanto o texto não vem.

Que tal fazer uma receita super fácil, saudável e com selo de aprovação das crianças? Amigos e amigas, eis que vos apresento a costelinha de porco feita com molho barbecue caseiro, sem conservantes blás, blás, blás, tudo natural, feito por você mesmo com amor e carinho para família inteira? Meu tipo de receita!

Eu aprendi a fazer o molho em um curso de culinária mexicana há anos atrás, mas dei uma adaptada porque sabia que as meninas iam comer com a gente também. E, sim, carne de porco também é saudável, gente! Não, não dei as partes de gordura pra elas. Fazer a costelinha é fácil, mas para quem tem filhos como eu, indico fazer com certa antecedência, tipo umas 9h da manhã pro almoço não atrasar e você não ficar enrolada. Então, vamos lá pro passo a passo.

Simples e delicioso

Nossas degustadorasoficiais

Costelinha com Molho de Barbecue Feito em Casa

Ingredientes

Carne:
1 peça de costelinha de porco
Temperos a gosto

Na travessa onde você vai fazer a costelinha tempere a peça com uma laranja, um punhado de cominho, páprica doce, pimenta do reino e sal. Tudo a gosto. Deixe marinar por meia hora (porque quem tem tempo de deixar mais que isso ou lembra logo quando acorda? Mas o legal seria umas duas horas). Se você quiser fazer isso na noite anterior tá super valendo! É só deixar bem tampado na geladeira.


Depois coloque no forno médio coberto com alumínio para cozinhar bem a carne.
É hora de fazer o molho! Veja que ele é cheio de adaptações por isso, não tem desculpa:

Molho:

- 1 cebola roxa pequena
- 1 maçã (de preferência verde, mas não tinha no mercado, então usei a red mesmo)
- 1 xícara de molho de tomate caseiro (bati uns tomates no liquidificador com um pouco de salsinha, nada mais que isso)
-  dois dentes de alho
- duas colheres de vinagre balsâmico (era o que eu tinha em casa, mas pode ser o de maçã)
- 1 colher de sobremesa de mostarda (usei a dijon, mas pode ser a outra)
- 1 colher de sopa de açúcar
- suco de 1 laranja
- um toque de molho de pimenta de sua preferência (usei o sriracha pra mim o melhor molho de pimenta ever!)
- sal, cominho e pimenta moída a gosto

Primeiro rale a maçã e deixe de molho no suco de 1 laranja. Reserve. Em uma panela, refogue a cebola no azeite com sal, pimenta do reino moída, um pouco de cominho e o alho. Deixe reforgar bem. Depois coloque: a mostarda, o açúcar, a maçã, o molho de tomate, o vinagre e um pouco de molho de pimenta.

Misture e deixe cozinhar.

Quando você passar a colher e ver o fundo da panela é porque está pronto. Deixe esfriar um pouco e bata o molho com o mixer.

Depois é só passar na costelinha que está no forno. Faça esse processo umas três vezes para que o molho fique bem colado na carne.


Servi com batatas e cenouras pré-cozinhas que depois foram pro forno também em um recipiente separado. E um bom arroz feito na hora.

Selo Bella e Maria de aprovação

Façam e depois me contem!

4 comentários:

  1. Nao co sigo ver as fotos, diz que são particulares.... :(

    ResponderExcluir
  2. Tati, quanto tempo fica no forno, mais ou menos? Beijos, Carol (perdida na cozinha, mas com muito boa vontade, hehehe...).

    ResponderExcluir
  3. Fiz hoje no famoso almoço de domingo ... amei!!!

    ResponderExcluir