quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Receitinha - Batata "frita" de forno

Eu tenho um certo preconceito com batata frita. Tipo aquela coisa de que alguém conseguiu transformar um vegetal em algo nada saudável, gorduroso e frito. E acho que definitivamente não é comida para criança, bebê, então, socorro. Mas, calma, eu tenho culpa no cartório, eu deixei as meninas comerem batata frita uma vez, quando a gente viajou para o interior de Goiás e não tinha nenhuma outra opção de aperitivo na casa que não fosse isso ou linguiça e a comida ia demorar 40 minutos, e eu não tinha levado nada pra elas comerem. Então, pedimos um suco e uma porção de batata. Ok, não precisam me julgar porque já faço isso todos os dias ;).

Mas, sabe, grávida? Então, outro dia me deu vontade de comer batata frita, mas caseira. E isso existe? Eu tinha visto em algum blog há anos atrás, mas tentei inventar a minha própria receita, vide também a falta de tempo para fazer uma busca no google (a coisa aqui tá tensa, mas conto depois!).  É rápido, fácil (meu tipo de receita!) e fica uma delícia. E as crianças podem comer à vontade. Mas, não, não fica igual a tal da batata frita gordurosa, pra mim, fica ainda melhor!

Sem título
Delícia!
Então vamos lá:

Você vai precisar de:
- 3 batatas médias
- sal, açafrão e azeite a gosto.

Cortei as batatas em tira e coloquei pra cozinhar na água com sal. Bastou ferver e deixei alguns minutos. A batata tem que ficar cozinha, porém al-dente. Esse ponto é super importante porque fiz da primeira vez e cozinhou demais, ainda ficou bom, mas não ficou "batata frita". Depois, escorri a batata e coloquei em uma travessa coberta com papel alumínio e joguei mais um pouco de sal, açafrão (pouco menos de uma colher de sobremesa) e reguei com azeite.
Sem título
Batata temperada pronta para "fritar"!

É só colocar no forno alto e esperar ela ficar mais crocante. Se você quiser ainda pode colocar as batatas em um papel-toalha para deixar ainda mais seca, mas nem fiz isso. 

Sem título
Produto final

Sem título
Bella e Maria comendo batata frita de lanche da tarde

9 comentários:

  1. tati amei a dica eu amoooo batata, de qualquer jeito, e agora vou substituir a frita para mim e para minha ana..bjosss

    ResponderExcluir
  2. Humm vo fazer pra Maitê! amei seu tapete...onde vc comprou? bju

    ResponderExcluir
  3. Também amo batatas,mas nunca faço fritas,sempre assadas. Fofuras de meninas! Bjss.

    ResponderExcluir
  4. hmmm deve ficar gostoso!
    mas vou tentar com mandioca primeiro. adoro mandioca frita!

    ResponderExcluir
  5. Tati, aqui em casa eu faço mas pico ela em formatos irregulares mesmo, acho que cortar em tirinhas ficaria até melhor, hehe.
    Há algum tempo passei a temperar a batata crua e colocar um dedinho de água na forma... Ela fica crocante por fora e macia por dentro. Achei melhor porque suja uma panela a menos !

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tati! Eu amo uma batata - não só frita, gosto de purê, batata na sopa, enfim, qualquer coisa com batata. Essa receita vou fazer com certeza! Muito obrigada por compartilhar conosco. Ah, e não fica com medo de a gente te julgar: você é uma mãe maravilhosa, a cada post seu que eu leio tenho mais certeza que você é uma das mães que me inspiram mais.
    Beijos,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hummm! Tati adorei a dica, sabe que quando estava grávida do pequeno tive vontade de comer batata frita, mas não tive coragem, poxa se soubesse da sua receita antes....também não tenho coragem de fritar batata...na realidade não frito nada, rsrs.
    beijinhos,
    Carol

    ResponderExcluir
  8. nossa, que legal, nunca tinha ouvido falar :)

    ResponderExcluir
  9. Estou fazendo aki em kza e é sucesso!Obrigada por compartilhar essa idéia!

    ResponderExcluir