quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Receitinha - Papinha de salmão

E aí, minha gente? Como vai a vida? Por aqui, tudo bem! Ainda estou tentando me acostumar com a nossa nova rotina, cuidar das duas sozinhas e etc, mas está cada vez melhor. Tão bem, que eu estou conseguindo cozinhar mais e tá aí uma coisa que eu adoro fazer. A alimentação das meninas mudou mais uma vez com 9 meses, elas agora estão quase comendo comida de "gente". O pediatra liberou tudo, mas eu estou indo aos poucos. Estou começando a fazer algumas comidinhas parecidas com as nossas para as duas. Essa semana fiz um baião de dois "versão bebê" e elas amaram. Hoje tive que voltar com elas no pediatra por conta de um resfriado que não passa e fiquei feliz em saber que as duas já engordaram bem em oito dias, quase o que elas ganharam no mês passado, só por conta de pequenas mudanças na alimentação.

Inspirada por essa nova fase e minha volta à cozinha, resolvi fazer uma nova série aqui no blog com receitinhas, coisas rápidas que facilitam a vida das donas de casa modernas. Vai ter papinha, vai ter risoto, vai ter drinque (por que não?), vai ter sobremesa e o que mais for fácil, simples e prático no mundo das panelas. Então, vamos lá para a primeira receita:

Sem título

Adoro fazer papinha com peixe para as duas e em uma dessas descobertas pelo Instagram, achei uma mãe japonesa que fez uma papinha com salmão. Eu costumo usar um peixe branco chamado Saint Peter e elas adoram, mas resolvi dar uma mudada no cardápio. O salmão é um peixe um pouco mais forte, mas não menos saudável e gostoso. A dica é comprar ele limpinho, sem pele, sem aquela parte mais escura. Um pedaço pequeno basta para fazer papinha para o almoço e o jantar.

Aqui fiz assim: duas batatas grandes, um pedaço de salmão (mais ou menos do tamanho da palma da mão) e um punhado de espaguete (que eu quebro antes de colocar para cozinhar). É só temperar com azeite e sal, deixar cozinhar, amassar e está pronto. Para fazer para um bebê só, é só fazer a metade dessa receita ;). Dá para as duas refeições do dia.

Sem título
Pronto na panela, antes de ser amassado.
Papinha simples e nutritiva. As meninas amaram!

Sem título

Pra completar, fiz salmão e macarrão de almoço também, é claro, já que o Marco estava em casa. Fiz um molho facíl, fácil. É só refogar uma cebola, dois dentes de alho e um pedaço (tamanho da mão inteira) de salmão picadinho. Depois adicione 1 caixa de creme de leite e duas colheres de requeijão, deixe apurar até ficar uma textura aveludada. Não tirei foto, mas prometo que ficou uma delícia!

*Não aconselho congelar a papinha de peixe porque não fica tão fresco.

2 comentários:

  1. Que delicia!! Salmao é tudo de bom! Eu tenho uma que cécile ama até hoje, salmao, batata e abobrinha. Se quiser testar 100 g de batata, 100 g de abobrinha, 20g de salmao - cozinha tudo no vapor (ou como vc tem habito) depois de cozido é so mixar ou amassar junto com uma colher de café de azeite e um pouquinho da agua de cozimento. Da pra uma papinha so. Essa eu tenho q fazer até hoje pra ela rsrsrs Se vc quiser variar tenho varias receitinhas posso te passar. Beijo pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Tati,
    Essa receitinha eu vou fazer com certeza.
    Está parecendo deliciosa.
    Beijos.
    Thalita, mãe dos gêmeos Nicolas e Rafaela.

    ResponderExcluir