Uma das minhas coisas favoritas para fazer com as meninas é a parte do banho. Não tem coisa melhor do que brincar na água e depois ter duas bebês limpinhas e cheirosas prontas para dormir ou brincar mais um pouquinho. É claro que dá trabalho, mas aqui em casa já está no automático e eu gosto tanto que parece que não cansa. A minha história com o banho das meninas também faz parte da minha história como mãe e acho que quanto menos a gente tem menos medo e mais prazer ao dar banho, mais a criança vai curtir aquele momento. Aqui passamos por muitas fases e recebo muitas mensagens com a frase: "como você faz para dar banho nas duas sozinha?", por isso, resolvi compartilhar tudo aqui. Aviso: texto longo, vamos comigo, gente!
Ficamos dez dias no hospital quando as meninas nasceram e lá as enfermeiras davam o banho. Então, no primeiro dia em casa chegou a minha vez. Na verdade, chegou a hora do banho e começou toda uma armação para o processo. Estávamos eu, minha mãe, minha sogra e o Marco prontos para a batalha e, eu, já sem pensar, falei: "mãe, dá você o banho". Mas quando ela chegou perto da banheira com a Maria peladinha enrolada na fralda de pano, ela disse: "será que eu vou conseguir, como é mesmo?". Eu , então, ri, não hesitei e falei: "é assim, deixa que eu dou". Naquele momento eu me senti mãe. Eu tinha visto no hospital, sabia dar o banho e essa era minha função.
Eu não comprei aquelas banheiras de pé porque achava um trambolho. Comprei uma daquelas importadas desmontável para colocar na bancada do meu banheiro e também foi super desnecessário, gente! Tá aí uma coisa do enxoval que eu quase não usei. Sabe qual é banheira boa? Aquela de plástico de R$30 que vende no supermercado. Mas, como as meninas eram muito pequenas, a minha sogra teve a ideia de comprar uma bacia rasa, igual a do hospital, e foi uma ótima! Usei no primeiro mês e valeu a pena. Outra boa compra foi a toalha avental que servia para levar as meninas da banheira até o berço onde já tinha uma outra toalha estendida para cada uma.
Um dos primeiros banhos na Maria com a bacia pequena
Detalhe da bacia. Como elas eram pequenas, gente!
Também lembro que quando elas tinham um mês/dois meses, na época das crises de choro e cólica, eu ligava pro pediatra, "Doutor, Maria tá chorando há quase uma hora, o que eu faço?", no melhor modo mãe desesperada de primeira viagem, e ele dizia: "Dá um banhozinho nela". E não é que funcionava. Já dei banho 23h nas meninas, gente! Marco queria me matar porque "dava trabalho", mas de fato acalmava horrores! E nos primeiros meses elas ficavam até uma semana sem fazer cocô, quando vinha era aquela coisa, tinha que dar banho e a bacia pequena funcionou muito de madrugada. Mas, quando a bacia ficou pequena ficamos com a banheira de plástico super barata mesmo.
Banho na Mamá com a toalha avental e a banheira baratinha
A vez da Bella, eu adorava colocar as duas sentadinhas antes de tirar para enxugar
Como nos primeiros meses o esquema era esse de tomar banho, mamar e dormir. O processo diário era tenso, mas funcionava. Eu dava banho em uma, levava ela para alguém colocar a roupa, trocava a água e pegava a segunda, depois, enquanto alguém colocava a roupa, eu amamentava a primeira. Ou seja, eu dava o banho sempre. Mesmo quando eu tinha babá, fazia isso. Eu gostava de dar banho. Mas ficava exausta, especialmente, na amamentação e aí comecei a delegar um pouco (mas, bem pouco porque continuava controladora freak. Rá!). Já cansaram, gente? Que trabalheira, né? Até eu cansei de relembrar. Socorro.
Depois, quando elas estava com uns três/quatro meses ainda estava com a babá e comecei a dar banho nas duas juntas para facilitar e não ter que trocar água. Então cada uma pegava uma, colocava uma de um lado da banheira dava banho, colocava a toalha avental, tirava e trocava. A louca que eu sou revezava em quem eu dava banho, uma dia na Maria e no outro na Isabella pra ficar justo, né? De noite, o Marco comecou a fazer isso comigo, mas depois a gente descobriu o banho no chuveiro e foi a glória!
Banho nas duas juntas com cinco meses, o Marco teve que se virar para segurar as duas e eu tirar a foto. Essa é a banheira dobrável em uma das poucas vezes que eu usei.
Eu sempre achei esse negócio de tomar banho com o bebê no chuveiro meio hippie, mas depois que a gente tentou não quis mais outra coisa. É bom demais, a gente fica em contato com o bebê, é um ato de carinho e amor delicioso e também um tempo único para ficar junto do seu filho/a. É claro que quando eles são mais novinhos é preciso alguns cuidados para não deixar cair muito a água no rosto e tal, mas rapidinho Maria e Isabella já estava com a cabeça debaixo do chuveiro e amamando. Neste caso, o esquema era o seguinte. A gente revezava os dias. Exemplo: o Marco ia lá e tomava o banho dele primeiro, depois eu levava uma bebê, e ele dava o banho. Quando ele terminava, gritava "pronto". E eu já ia com a próxima bebê peladinha, passava pro colo dele e ele segurava as duas, então eu pegava quem já tivesse de banho tomado, colocava a fralda e a roupa e depois já ia pegar a próxima e pronto! Acho que para o pai esse contato, aconchego do banho, também é muito importante, por isso a gente revezava. Era sempre uma disputa por quem ia para debaixo do chuveiro!
Cadê, Maria?
Momento com mamãe antes de entrar no chuveiro com papai e banheira já aposentada
Quando elas sentaram, foi ótimo porque facilitou muito! Mas, ficar em cima da bancada ficou mais perigoso. Então, passei a colocar a banheira dentro do box e ligar o chuveiro já que elas estava acostumadas com a água caindo na cabeça. Eu entrava dentro do box de roupa e tudo e passava o sabonete nas duas e depois a babá só me ajudava a enxugar e colocar a roupa. Quando eu fiquei sem babá, fazia o mesmo processo sozinha, na primeira semana sofri com o cansaço, mas depois me acostumei. Quando a faxineira estava em casa, chamava ela para olhar uma das duas enquanto eu pegava uma e ia colocar a fralda e etc. Deixava no berço e ia pegar a outra para continuar o processo.
Quando eu estava sozinha esvaziava a banheira, tirava uma rápido e depois saía correndo para pegar a outra ou pegava as duas no colo ao mesmo tempo e colocava no berço . De vez em quando acontecia alguns acidentes com xixi, mas faz parte. Maior trabalho, né? Ufa. Porém, mãe tem que se virar, ser mãe dá trabalho e pronto, vira a página. Meu lema forever and ever.
Banho sentadas. ô, delícia! Comprei uma outra banheira baratinha maior para caber as duas sentadas
Interagindo sempre
Aí elas começaram a levantar e querer escalar a banheira e o processo mudou de novo. Comprei dois tapetes infantis na Tok&Stok e comecei a dar banho no box logo. E facilitou muitooooo. Só que elas também não queriam mais ficar no nosso colo no banho à noite, queriam ir pro chão! Então, agora elas são crianças que tomam banho de chuveiro duas vezes por dia. Rá! No banho nortuno, de vez em quando, a gente entra com elas e toma banho junto que também é bom e dá pra matar a saudade.
Esquema do banho atual: tapete, chuveiro e muitos brinquedos. Em alguns dias elas choram quando a gente pega a toalha porque não querem sair. Pode?
Elas no banho e eu dentro para passar o sabonete, é óbvio, de vez em quando me molho toda e tudo bem.
O fato é que elas adoram tomar banho, fazem uma farra sem fim com os brinquedos, eu canto música, incentivo as duas a baterem na água e é uma festa só. Continuo com os dois banhos por dia porque é bom demais. Um depois do almoço e pré-soneca da tarde e outro depois do jantar, aí elas brincam mais um pouco com a gente e vão logo dormir. Ah, delícia!
Não deixem de participar do Sorteio do Kit da Loja da Família Moderna, gente! Vai até domingo a inscrição e anúncio dos vencedores na segunda-feira! Detalhes no post aí embaixo!
Aqui eu dou banho no chuveiro tb...mas quando quero lavar o cabelo coloco a banheira dentro do box...dá trabalho mas é uma delícia rs bjo
ResponderExcluirEi tati!!! Deixa eu te fazrr 2 pergs:
ResponderExcluir1) c qts meses vc começou a dar banho no chuveiro (colo) e colocar a cabeça no chuveiro?
2) depois de qt tempo depois do almoço / jantar vv dá o banho
Comecei com 5 meses, mas conheço quem dá banho já com uns dois meses. É tranquilo. Hoje em dia elas adoram colocar a cabeça no chuveiro.
ExcluirE dou banho logo depois do almoço/jantar e nunca tive problemas. Essa coisa que não pode dar banho depois de comer é mito.
;)
Beijos
poxa tati!
ResponderExcluirbem legal todo essa descrição!!
nunca acho teus textos longos hahaha
bem bom essa ideia da bacia pq pela média do pesoa que os meninos estao agora, eu tb acho que vao nascer pequenos, mesmo sendo bebes de placentas diferentes. entao achei uma excelente ideia!
não sei se tu ja ouviu falar de uma redinha que se coloca na banheira, acho ela tão prática! dei uma pra minha prima qdo ela tinha uns 4 a 5 meses e ela usou por um bom tempo e ajudava muito pq ela nao escorregava. conseguia ficar bem sentadinha por causa da firmeza da rede.
amei os tapetes!
e amei o fato de ter um espelho pra elas se verem.
nosso trocador e banheira vai ficar tudo no quarto, qm sabe colocar um espelhinho na hora do banho neh!
ajudar super na questao da identidade e tb de distração hahaha
pq eles amam se ver ne! que delícia!
mto bom o texto!
tava com saudade de comentar aqui ;)
beijaooo
Oi, Ju! A minha sogra até comprou a redinha também na época, mas nem usei. Era complicado montar e colocar a água ao mesmo tempo, e quando você tem dois quer praticidade. Mas acho que vale testar, de repente.
ExcluirBeijos
Que legal! Amo a hora do banho e meu bebe so tem 3 meses. Por aqui os banhos no chuveiros começaram cedo. Com um mês e meio com indicação da pediatra. Melhor coisa q fiz. Parabéns pelas meninas lindas e pelo blog. Bjs
ResponderExcluirOi Tati, ufa cansei só de ler...rsrsrs... uma trabalheira mesmo... Acho uma delicia dar banho na minha pequena, mas acho a parte mais cansativa. Uma pergunta: até quanto meses vc teve babá?
ResponderExcluir