Eu lembro que quando eu era pequena até minha época de adolescente, eu sempre ouvia minha mãe perguntando pra si mesma, na esperança de que alguém mais respondesse: "o que eu vou fazer de almoço, hein?". Na verdade, eu ainda escuto ela dizer isso. Depois que eu me tornei dona de casa, passei a fazer a mesma pergunta, todos os dias. Sempre pensando o que fazer pro almoço, abro o freezer pra ver a carne, depois abro a geladeira. Em alguns dias iluminados, já está tudo na minha cabeça, em outros, vira dilema. Estou sempre tentando fazer alguma coisa diferente, inventar, mas, convenhamos, é difícil. Agora, ainda preciso pensar em alguma coisa que não tenha leite e que, obviamente, seja saudável pra mim e pras meninas, e bom pro marido levar de marmita. Não é fácil não. Mas, outro dia, tive uma inspiração e inventei uma receita maravilhosa, milk free e super fácil de fazer, bate no liquidificar dor, usa/suja uma travessa só, daquelas dignas de postar no "Receitinha", então ,anotem aí, queridas donas de casa modernas:
Frango com Molho Branco "Te Enganei"
- 1 pacote de filezinho de frango (tem 1 kg, mas achei que foi muito e sobrou no fim e repeti o almoço no dia seguinte, abafa!)
- temperos que você tiver no armário
- 2 copos de leite de arroz
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara e meia de mandioca cozida (que estava congelada, um super achado no freezer da minha sogra)
O segredo dessa receita está no tempero do frango. Coloque o frango cru em uma assadeira untada com um pouco de azeite e tempere com o que você tiver no armário, alho, páprica doce, shoyo, pimenta branca, laranja, limão etc. Eu temperei com chimichurri (mistura de temperos secos que dá pra comprar pronta no mercado), sal, um pouco de shoyo e vinagre balsâmico. Reserve.
Bata no liquidificador o leite de arroz (eu compro de caixinha no mercado, uma marca italiana muito boa), a farinha e a mandioca (devidamente descongelada no microondas) e uma pitada de sal.
Jogue a mistura em cima do frango e salpique um pouco de farinha de rosca, se você quiser.
Coloque no forno médio e pode ir brincar com as crianças. Quarenta minutos depois está pronto! Fica uma delícia! É só servir com arroz e uma saladinha que o almoço é sucesso.
oi Tati! vivo dando pinta aqui nos comentários e queria saber 1 coisinha:
ResponderExcluir- você cortou totalmente o leite das meninas? nem derivados? pergunto pq tenho uma filha de 1 ano e 3 meses e ela não gosta de leite. Pode isso?? Desde que parou de mamar, já tentei várias marcas e nada faz mt sucesso... Ela só curte iogurte e queijo, mas fico preocupada por conta da quantidade de cálcio... Como vc faz para substituir?
Espero que as meninas estejam ótimas por aí!
Beijos
Tati
Cortei sim. Acho que com a mesma idade da sua. Acho que com essa idade as crianças não tem tanta necessidade de leite assim e se comerem uma variedade boa de verduras e frutas, não tem problema. Meu pediatra me apoiou nessa decisão de não procurar substitutos, e só passou um complemento vitamínico pra elas. Se você já dá iogurte e queijo ótimo, já supre bem.
ExcluirBeijos
Olá menina,
ResponderExcluirMe interessei pela receita, mas nunca vi o tal "leite de arroz" vou procurar por aqui.
Tenha uma ótima semana, beijos
Oi, Jack! Pode ser outros tipo de leite também como aveia. Acho que até com leite normal vale, só fiz com de arroz que as meninas não podem.
ExcluirBeijos
Oi Tati, fiquei com vontade de experimentar a receita, mas infelizmente não vendem leite de arroz aqui por terras de Moçambique, uma pena pois a receita parece óptima e bem fácil de se fazer, rsrs. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos
ResponderExcluirOi, Telma!
ExcluirPode ser com outros tipos de leite (aveia, amaranto), e até mesmo o normal. Se você tentar fazer e ficar bom, me avisa! Beijos