Eu acabei de perceber que não fiz o post sobre os 12 meses das meninas e, confesso, que fiquei aliviada quando acabou essa coisa de ter que fazer posts e updates todos os meses. Ufa! Mas ao mesmo tempo, quando releio os posts lembro de tudo o que passamos e aí dá vontade de ter escrito mais para não esquecer. Porque sim, a gente esquece um pouco das coisas que ficaram para atrás. Pois bem, agora preciso então escrever sobre o que tem acontecido nos últimos meses desde que Maria e Isabella completaram 1 ano de vida e, nossa, como aconteceu coisa! Aliás, parece que elas deram uma acelerada e não devem parar "ever". Acho que agora é muito mais dífícil sim (por que a gente reclama da época de bebê? Ô, tempo bom que não volta nunca mais, gente!), porque é chegada, de fato, a hora de educar, de impôr limites, de guiar aquele pequeno ser para o caminho do bem. É claro que parece que ficou mais fácil cuidar de duas ao mesmo tempo, porém é mil vezes mais desafiador. Mas vamos lá:
Delícia de fase
Maria e Bella
Com 14 meses de vida completados, eu olho pras minhas meninas e vejo duas personalidades completamente diferentes, pra começar. Maria é a mais aventureira, independente e adora uma farra. Isabella é mais sociável, mais meiga e adora um chamego. Eu fico impressionada o quanto elas me entendem, o quanto o desenvolvimento transparece. Aprenderam a subir na poltrona num dia e 48 horas depois já sabiam subir e descer com a maior facilidade. Sem tombos graves (cada uma caiu uma só vez), sem traumas (só o meu, claro, que fiquei apavorada no início achando que elas iriam cair), muita paciência de ficar ali do lado delas e explicar qual era o melhor jeito de descer, no lugar de pegar no colo e tirar.
Feliz
Elas já tentam falar alguma coisa e eu incentivo conversando muito com elas e repetindo tudo. Incentivo as duas a escolherem a própria roupa (ainda que no fim a decisão seja minha), mas o engraçado é que elas quase sempre escolhem as roupas que são delas mesmo e que estão acostumadas a usar. Me ajudam a guardar os brinquedos nem que seja por 30 segundos e adoram sentar no nosso colo para ler historinhas antes de dormir.
Me pega!
Com mais de um ano elas estão prontas para gastar energia e querem brincar, querem algo novo todos os dias, ainda que adorem o antigo também, e eu tenho não só manter a rotina como inventar coisas novas para a gente fazer todo dia. Faz sentido? Mas acho que sempre tentei fazer isso, já que ficava em casa com elas, tentava sempre fazer alguma coisa diferente, nem que fosse "enfeitar" as duas para ficar em casa, isso desde os dois meses.
Minha invenção outro dia: edredon no chão para deitar e rolar
Duas pequenas meninas grandes
Agora nem tudo são flores e não pense você que ninguém dá trabalho, chora, esperneia e que às vezes eu quero sair correndo pela porta. Porque com 1 ano também é a hora que os bebês dizem "eu sou um ser que tem vontades e não quero fazer tudo o que você quer que eu faça, ok?". Mais do que natural. Porém rolam as birras, as manhas, os tantrums (como dizem os americanos), mas eu prefiro chamar de "mini crise". Acho que isso começou por aqui quando elas tinham uns 10 meses. E eu tenho tentando contornar desde então com muita paciência e dose extra de amor ainda que a vontade seja de arrancar os cabelos.
Continuo na minha filosofia de insistência, então, se alguém não quer sentar no carrinho e faz escândalo, respiro fundo e coloco do mesmo jeito. Dou um brinquedinho pra distrair, dou tempo e volto a insistir e dá certo. Distrair, aliás, é um verbo muito usado nessa fase, vale um post dele mesmo no futuro. E quando começa muito choro é porque elas estão ou com sono ou com fome. Então, tento compreeder as crises e me colocar no lugar delas também, sem perder as estribeiras. A Luíza, do Potencial Gestante, fez um post lindo sobre isso esses dias, cliquem aqui pra ver. Super entendo agora os outros pais quando as crianças tem uma crise de choro em local público, só não entendo os pais que resolvem ignorar o fato ou se descontrolam na raiva.
Briga por causa de um brinquedo tem todo dia. Quanto menos a gente se mete, melhor, elas se entendem e não rola tanto choro
Psicodélicas
O engraçado é que a Maria tinha mais mini crises até o mês passado. Este mês Isabella está vencendo no quadro de medalhas e vou dizer uma coisa: ela é muito mais dramática que a irmã. E eu achando que a Maria é que ia me dar trabalho, ah, como as coisas mudam com crianças, essas fases, essas fases. Parece que elas mudam de personalidade de tempo em tempo também, uma com a outra eu digo. Isso desde que nasceram. Da noite pro dia Maria ficou super calma e obediente e agora é a vez da Bella se rebelar. Mas ainda sim, acho as duas bem calminhas, sei que tudo isso faz parte do crescimento e que venham as nossas outras aventuras.
Bella preguiça
Maria preguiça
Pessoal, hoje é o último dia de inscrição na Troca Moderna de Livros, a chance da gente presentear outras crianças com livros infantis e conhecer outras pessoas neste solitário mundo da maternidade.
Para se inscrever, deixe seu email em um comentário neste post. Lá também tem todos os detalhes. Quem já se inscreveu prepare-se para receber uma mensagem amanhã! Obrigada a todos pela participação!
Gostaram dos bodies que as meninas estão usando? Tem lá na Loja da Família Moderna em uma versão para bebês no tamanho de 3 a 6 meses! Corram que fiz poucas peças!
Olá, conheci seu blog através do blog casa de colorir, adorei seu blog estou seguindo, tenho uma bebezinha de 1 ano e 1 mês! Parabéns pelas filhas lindas bjo
ResponderExcluirGente que blog gostoso...Suas filhas são umas fofas...to sonhando com a minha pequena começar a andar...Como a casa da gente muda, né...
ResponderExcluirAdorei!!!
Meeeu Deeeus, não consigo parar de ler o Manual da Família Moderna!!!!hihihi
ResponderExcluirConheci, adorei e estou seguindo. estou encantada com a Maria e a Isabella e com o seu jeito de narrar todos os seus desafios e alegrias de uma mãe apaixonada.
Bjs mil e Parabéns pelas bebês lindas.